Dadocracia – Episódio 34 – Embarque seguro (mas para quem?)

Publicado em novembro 3, 2020

O uso de tecnologias de identificação facial no setor área está sob escrutínio na França. Enquanto isso, no Brasil, o governo lançou o Embarque Seguro, um programa baseado nessas mesmas […]

O uso de tecnologias de identificação facial no setor área está sob escrutínio na França. Enquanto isso, no Brasil, o governo lançou o Embarque Seguro, um programa baseado nessas mesmas tecnologias com a justificativa de trazer mais agilidade e segurança aos aeroportos. No papel, é linda, mas no 34º Dadocracia, a gente fala sobre como uma ideia com impactos tão grandes foi pouco discutida.

Neste episódio, com as pesquisadoras Mariana Rielli e Iasmine Favaro, também falamos sobre outras novidades do Boletim do Observatório da Privacidade. Entre elas, iniciativas de vigilância estatais na Alemanha e Noruega, e a multa que o Reino Unido aplicou em grupos e empresas que abusaram de dados pessoais durante a votação do Brexit.

Neste episódio, nós discutimos os Boletins #25 e #26 do Observatório da Privacidade.

A Mariana citou o documento Reconhecimento facial e o setor privado: guia para adoção de boas práticas, produzido em parceria pelo Idec e InternetLab.

Nossa trilha sonora foram três versões da música Sal das Ondas, do Thiago Frúgoli Ensemble. A original e os remixes do Low Leaf e Pitzan.

Tags:
Compartilhar:

2 comentários para "Dadocracia – Episódio 34 – Embarque seguro (mas para quem?)"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *